Posts

UNIMED-PR – NEGOCIAÇÃO DO ÍNDICE DE REAJUSTE 2020/2021

4 de dezembro de 2020

Prezados Associados,

O Conselho Diretor da Associação dos Delegados de Polícia do Paraná – ADEPOL-PR –, por meio de seu Presidente, vem perante seus associados noticiar que esta Diretoria, assim como em anos anteriores, desde o início da pandemia, em meados de abril, vem travando intensa negociação com a UNIMED-PR a fim de minimizar ao máximo possível o índice anual de reajuste obrigatório, referente ao contrato que mantemos com essa operadora de plano de saúde, lembrando que esse é do tipo coletivo por adesão, não estando sujeito, portanto, ao índice de reajuste aplicável aos planos de saúde individuais, aprovado anualmente pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que este ano foi estipulado percentual máximo em 8,14%.

Cumpre salientar que o reajuste anual das mensalidades pagas a UNIMED-PR, por meio do contrato firmado e administrado pela ADEPOL-PR, é certo e inevitável, por força de cláusula contratual. Resta-nos, portanto, a árdua missão de negociar, ano a ano, com a operadora, o menor reajuste possível. É o que a atual Diretoria da ADEPOL-PR se pôs a fazer, mediante a realização de estudos, pesquisas, orçamentos junto a outras operadoras de planos de saúde. E a conclusão que chegamos, de forma irrefutável, é que, ainda com o reajuste anual negociado neste ano, cuja aplicação se dará a partir de janeiro de 2021, o contrato que mantemos com a UNIMED FEDERAÇÃO é o melhor que podemos ter em termos de custo-benefício. Trata-se de uma modalidade de plano de saúde completo, sem coparticipação e cujos valores ainda, apesar dos inevitáveis reajustes anuais, mantêm-se bem aquém se comparados com os de outros planos análogos encontrados no mercado.

Isso se deve a antiguidade do plano (firmado originalmente no ano 2000, gestão Dr. Noronha), ao índice de sinistralidade, que se mantém equilibrado nos últimos anos (dentro dos padrões estipulados pela ANS) e, também, ao sucesso alcançado pelas últimas diretorias da ADEPOL-PR nas negociações feitas com a UNIMED, ano a ano, no que tange ao índice de reajuste anual.

A propósito das negociações travadas este ano, cumpre informar que, no início delas, a UNIMED-PR nos enviou uma proposta de reajuste, para 2020/2021, com vigência a partir de janeiro de 2021 (devido ao congelamento dos reajustes imposto pela ANS no ano de 2020), com índice de 14,5%, porém, aplicável de forma retroativa (ao mês da data-base do reajuste, qual seja, novembro de 2020).

Claro, tal proposta foi rejeitada de plano pela Diretoria da ADEPOL. A partir disso, dando continuidade às negociações – sempre com o respaldo em pareceres de especialistas que foram consultados pela Diretoria da ADEPOL, sem ônus para esta associação, e depois de muitas idas e vindas e várias reuniões com a Diretoria da UNIMED FEDERAÇÃO, ponderações, questionamentos – chegamos a um denominador comum, qual seja, o índice de 9% (nove por cento) de reajuste, aplicável a partir de 1º de janeiro de 2021 (lembrando que o pagamento das mensalidades à UNIMED são feitos de forma antecipada e não postecipada), porém, sem a aplicação retroativa à data-base do contrato (novembro de 2020), o que nos leva a conclusão de que o índice real negociado foi de 8,16% (eis que os 9% serão aplicados por 10 meses e não por 12, já que não retroagirá ao mês da data-base do contrato).

Importante insistir que – no intuito de defender os interesses de seus associados e contrariando a pretensão da UNIMED (que contava com respaldo da ANS) – a ADEPOL não aceitou a referida cobrança retroativa, firmando um acordo, o mais vantajoso possível, em benefício de seus associados, de modo que, dividindo esse índice pelos doze (12) meses de vigência do contrato, chegamos ao índice acima mencionado de 8,16 % mensais. Este foi o real índice ajustado com a UNIMED, conforme tabela de valores atualizada em anexo. (Clique aqui para acessar a tabela de valores atualizada)

Destaque-se, ainda, que o reajuste negociado para ser aplicado a partir de janeiro de 2021 é um dos menores do histórico do nosso contrato, conforme tabela abaixo:

Diante do expendido, importante, portanto, destacar que a nova gestão da ADEPOL-PR, tendo em vista à inevitabilidade do reajuste anual (trata-se de uma cláusula contratual), considera que a negociação, que redundou no reajuste ora anunciado, dentro do possível, foi muito auspiciosa, eis que o índice de reajuste restou acertado entre as partes em patamar abaixo do esperado, razão pela qual sequer restou necessária a convocação de Assembleia-Geral, mesmo que de forma remota (por conta da pandemia), para tomada de decisão mais qualificada, afinal, reajuste inferior ao conseguido seria mesmo impossível. E colocar em risco o contrato que temos com a UNIMED é algo fora de cogitação tendo em vista que, repito, em que pese os reajustes anuais, não encontraremos nada melhor no mercado em termos de custo-benefício.

Importante destacar, por derradeiro, que o êxito da negociação deveu-se ao esforço e seriedade da atual Diretoria em bem conduzir o processo de negociação, com vistas a gerir da melhor maneira possível os interesses coletivos dos associados, frente à operadora do plano de saúde, mas também em razão do baixo índice de sinistralidade dos últimos doze meses, fator que impacta diretamente o reajuste anual do plano de saúde (cujo contrato é coletivo por adesão). E isso, frise-se, deve-se ao uso adequado e racional do plano de saúde por parte dos nossos beneficiários.

Assim, conclamamos a todos que continuem, na medida do possível, a fazer o uso racional e equilibrado do plano de saúde ao longo dos próximos 10 meses (de Jan. 2021 a Out. de 2021), pois, assim, aumentaremos as chances, para o ano que vem, de conseguirmos negociar um índice de reajuste o mais baixo possível, o que virá em benefício de todas as vidas acobertadas pelo plano de saúde.

Desejamos, assim, saúde plena a todos.

Era o que tínhamos para o momento, continuamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Curitiba, 04 de dezembro de 2020.

 

Daniel Prestes Fagundes

Presidente

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A TABELA DE VALORES

 

CONFIRA OS PRAZOS DE LIBERAÇÕES DOS PROCEDIMENTO SOLICITADOS JUNTO AO PLANO DE SAÚDE UNIMED FEDERAÇÃO ESTADO DO PARANÁ QUE MANTÉM CONVÊNIO COM A ADEPOL-PR

 

 

Liberações podem ser feitas através do 0800-0414554, via WhatsApp

Participe da associação, estamos esperando por você!

Entre em contato