Posts

Nova tabela de subsídios da PCPR

1 de agosto de 2023

Caro associado,

Na véspera do 65º aniversário da ADEPOL-PR, temos a honrosa missão de informar que, a partir de hoje (1º/08/2023) passa a vigorar a nova tabela de subsídios da PCPR de modo que o próximo pagamento já virá com o reajuste.

A nova tabela foi conquistada após anos de trabalho incessante da ADEPOL-PR e construída à várias mãos, com a participação ativa da ADEPOL-PR, de outras Entidades de Classe da PCPR, do DPC, do Poder Executivo e do Poder Legislativo estadual.

Ainda há muito pelo que lutar, mas a nova tabela é uma significativa conquista e motivo de muito orgulho para ADEPOL-PR, por ter exercido papel de destaque nesse processo.
Veja abaixo uma tabela que apresenta um comparativo entre a tabela antiga e a nova tabela de subsídios.

CLIQUE AQUI E ACESSE A PLANILHA DE SALÁRIOS

Para a implementação da nova tabela, que atualiza e reestrutura completamente a carreira dos Delegados de Polícia do Paraná depois de mais de 40 anos, será necessário o reenquadramento funcional de todos os servidores ativos, aposentados e dos pensionistas.

A ADEPOL-PR, por meio do presente informativo, pretende auxiliar os associados a identificarem sua condição no reenquadramento de modo a poderem prever a nova situação funcional e remuneratória.

O primeiro passo é identificar em qual classe e nível o Delegado estava localizado na tabela de subsídios que vigorou até julho de 2023.

Uma boa forma de confirmar é por meio do contracheque.

Você pode acessar seu contracheque CLICANDO AQUI

Veja na imagem a seguir, que representa um modelo de contracheque, onde estão destacadas em vermelho as informações relevantes:


Observe que na tabela vigente até julho de 2023 cada uma das 4 classes está representada em uma linha e cada um dos níveis está representado em cada coluna, sendo que o nível 1 não tem nenhum quinquênio, enquanto o nível 2 tem um quinquênio, o nível 3 tem dois quinquênios e assim sucessivamente até chegar ao nível 8, com 7 quinquênios.
Identificada a classe e o nível, é preciso localizar a posição da classe-nível na tabela de reenquadramento:

Por fim, é preciso conferir na nova tabela de subsídios qual posição corresponde ao nível indicado na tabela de reenquadramento em algarismos romanos.
Observe que, em alguns casos, o reenquadramento representará uma promoção para o Delegado de Polícia de uma ou mais classes, mesmo que o Delegado já esteja aposentado. Essa regra é bastante benéfica, especialmente nos casos em que o Delegado esteja nas classes menos elevadas, mas tenha muitos quinquênios.

Observe, também, que nenhum Delegado regredirá de classe com o reenquadramento. Assim, caso a tabela de reenquadramento aponte um nível que represente retorno do Delegado de Polícia, para classe policial inferior, será ele alocado no nível inicial da classe que integrava antes do reenquadramento. Essa regra é bastante benéfica em alguns casos, especialmente nos casos em que o servidor esteja nas classes mais elevadas, mas tenha poucos quinquênios. Importante lembrar que a reestruturação prevê reajuste remuneratórios anuais, sempre no mês de agosto, noa anos de 2023, 2024, 2025, 2026.

Veja a nova tabela:

 

Para ficar claro, observe o comparativo entre contracheques de julho e de agosto de 2023, após o reenquadramento:

Por fim, importante lembrar que a reestruturação prevê reajustes remuneratórios anuais, sempre no mês de agosto, nos anos de 2023, 2024, 2025 e 2026 …

*Obs: Referente ao vale alimentação o valor será reajustado anualmente conforme índice (ex: 2023 R$ 634,74)

Em relação aos pensionistas, importante observar que o reenquadramento levará em consideração a classe e o nível no qual o Delegado gerador da pensão estava enquadrado quando de sua aposentadoria. Além disso é preciso levar em consideração que o valor das pensões podem ser proporcionais, dependendo da Lei à qual estejam submetidas, de acordo com a legislação que estava vigente ao tempo do falecimento do servidor gerador da pensão.

Clique aqui e acesse a Lei Complementar 259

Essa conquista é de todos e para todos. A ADEPOL-PR continuará sua luta classista em prol dos Delegados de Polícia do Paraná. Contem sempre conosco.

Dúvidas, estamos à disposição.

Participe da associação, estamos esperando por você!

Entre em contato