Posts

Nova decisão da justiça de Almirante Tamandaré determina a retirada das grades da carceragem da delegacia local, proíbe o Delegado de Polícia de receber novos presos, e fixa multa diária de R$5.000 ao Diretor do Departamento Penitenciário caso os presos que lá se encontram não sejam transferidos para o Sistema Penitenciário em 48h.

29 de setembro de 2017

        A ADEPOL, através de seu Diretor Jurídico Dr. Pedro Filipe Cruz Cardoso de Andrade, e o SIDEPOL, através de seu Presidente Dr. Cláudio Marques Rolin e Silva, estiveram presentes durante toda a tarde de ontem na cidade de Almirante Tamandaré, prestando apoio ao Delegado Associado Dr. Tito Livio Barrichello, que tem passado por dificuldades extremas na prestação do serviço de Polícia Judiciária à comunidade local, em virtude de problemas relacionados à custódia ilegal de presos na Delegacia de Polícia.

Após participarem de sessão na Câmara de Vereadores local, onde foi explicada toda problemática que a custódia ilegal de presos em delegacias causa à comunidade e ficou acordado a realização de uma Audiência Pública em breve para discutir a questão com as demais autoridades e a sociedade civil organizada. A comitiva se dirigiu ao Fórum local, onde foram buscadas saídas junto ao Ministério Público e o Poder Judiciário local, para uma resolução definitiva do problema.

No fim do dia a Juíza Corregedora da Vara dos Presídios de Almirante Tamandaré, Dra. Inês Marchalek Zarpelon, proferiu nova decisão determinando a retirada das grades da carceragem local, proibindo o recebimento de novos presos naquela carceragem, e determinando a transferência dos presos que lá se encontram para o Sistema Penitenciário em 48h, sob pena de multa diária de R$5.000,00, aplicada na pessoa do Diretor do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná.

“Já fomos intimados da decisão, a qual também temos responsabilidades a cumprir, vamos comunicar de imediato a nossa chefia, para que possamos dar cumprimento ao que foi estipulado judicialmente dentro do prazo ali estabelecido. Esperamos que haja o cumprimento também por parte do DEPEN, dentro do que foi estabelecido pela Dra. Inês em sua decisão”, disse o Delegado Titular de Almirante Tamandaré Dr. Tito Barrichelo.

A ADEPOL continuará acompanhando o caso e dando todo apoio necessário ao colega associado.

Clique aqui para ter acesso a decisão. 

Participe da associação, estamos esperando por você!

Entre em contato