Posts

Carta de Agradecimento- Dr. Luiz Antonio Zavataro

11 de setembro de 2025

Prezado colega Presidente e demais diretores da ADEPOL,

Colegas e amigos Delegados de Polícia.

Chegou a hora de ir embora. Há em mim um misto de alegria e de tristeza. Alegria por ter podido compartilhar tantos e tantos momentos de trabalho e aprendizado ao lado de pessoas que dignificam a carreira policial. Tristeza porque cada despedida traz consigo a saudade antecipada da convivência, das conversas, do consenso e também do dissenso nas lides classistas, e das experiências vividas.

Quero expressar que foi uma honra compartilhar experiências profissionais e pessoais com colegas que, com dedicação, coragem e compromisso, exercem diariamente a nobre missão de buscar a verdade e garantir a justiça.

Foi praticamente uma vida inteira respirando Polícia Civil. Levo comigo gratidão pelas parcerias construídas e pelos ensinamentos recebidos, que foram fundamentais para a minha formação humana e profissional. Reconheço, até com uma ponta de tristeza, que nem todos tiveram a oportunidade de me conhecer mais profundamente, especialmente colegas de turmas mais novas. Por outro lado, uma pequena minoria influenciada por adversários pouco leais nas disputas classistas que participei – e não foram poucas – infelizmente preferiu dar crédito a comentários infundados e distante da realidade acerca do que realmente sou. Mas até isso eu recebo com serenidade, certo de que a verdade por si só se impõe com o tempo.

Minha personalidade, marcada pela inquietude e inconformismo, sempre esteve voltada para o reconhecimento do exato valor dos Delegados de Polícia. Nem sempre me saí vitorioso nessa questão, mas esta característica continuará a me guiar, agora nesta nova etapa da vida.Vitórias e derrotas continuarão existindo, e é preciso saber vencer e também perder.

Doravante, quem sabe, estarei do outro lado do balcão, colocando meus conhecimentos e minha experiência a serviço de quem necessitar. Importa dizer que a mudança de função não significa ruptura de princípios, mas, ao contrário, reafirmação de valores que sempre me orientaram: ética, justiça e compromisso com a verdade.

Não me despeço com um adeus, mas com votos de que nossos caminhos sigam se cruzando, em contextos distintos, mas sempre pautados pelo respeito mútuo e pelo ideal maior da justiça.

Assim encerro este ciclo, novamente com um coração dividido: feliz pelo que conquistei e aprendi, mas também saudoso por deixar para trás parte da minha história.

Renovo, com sincera gratidão, meu apreço e consideração a todos os colegas,e sinceramente honrado por ter feito parte da melhor Polícia Civil do país.

Atenciosamente,

Luiz Antonio Zavataro.

Participe da associação, estamos esperando por você!

Entre em contato