Posts

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PATO BRANCO

15 de setembro de 2017

       A ADEPOL-PR, na pessoa do Dr. Daniel Fagundes, Vice-Presidente, marcou presença, na noite do dia 14.09.17, na audiência pública orquestrada pela Câmara Municipal de Pato Branco.

    A audiência – que contou com a presença dos vereadores, prefeito, delegado de polícia titular da 5ª SDP, comandante da PM, membro do MP, representante da OAB, SIDEPOL, na pessoa do Dr. Ricardo Casanova e SINCLAPOL – propôs-se a discutir com as autoridades locais e com a sociedade pato branquense o problema da grave situação carcerária da cadeia pública local, anexa à 5ª SDP, portanto, sob a responsabilidade e gestão do Dr. Getulio de Moraes Vargas, Delegado de Polícia titular da unidade. A cadeia pública de Pato Branco há muito vem se apresentando como uma séria preocupação em vista do risco que representa à sociedade local, haja vista estar permanentemente superlotada, localizada no centro da cidade, não apresentar estrutura predial adequada e ter ocorrido, no dia 25.08.17, uma rebelião envolvendo 209 detentos que poderia ter resultado em uma tragédia sem precedentes, pois no local existem apenas 44 vagas. E que só não aconteceu, destaque-se, em razão da eficiente ação conjunta da equipe policial da Subdivisão e da Polícia Militar.

    O Dr. Daniel ressaltou, durante o evento, o estado de verdadeiro abandono em que se encontra a questão da segurança pública no Paraná principalmente no que tange a presos indevidamente custodiados nas delegacias de polícia. Afinal, um terço de toda população carcerária do Estado está nas unidades policiais civis, minando a eficiência da polícia judiciaria e, em consequência, comprometendo a segurança da população. E como resposta, o Governo se omite, apresentando apenas medidas paliativas, perpetuando, assim, o caos nas delegacias de polícia de todo o Estado. Restou decidido, ao final da audiência, pela formação de uma comitiva de autoridades locais que irão entregar em mãos do Governador a solicitação da construção de uma casa de custódia para presos provisórios, em terreno a ser cedido pela Prefeitura, com efetivo do DEPEN e sob total responsabilidade desse órgão.

    Por fim, destacou a ausência de representantes da direção do DEPEN e da SESP, embora convidados pelo Presidente da Casa legislativa, vereador Carlinhos Polazzo, o que demonstra o desprezo com que essa questão vem sendo tratada pelo Governo.

 

Participe da associação, estamos esperando por você!

Entre em contato