Posts

ADEPOL-PR PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO LIVRO ‘MEMÓRIAS E LUTAS’ DA ADEPOL DO BRASIL

22 de maio de 2023

A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil lançou na última semana, em Brasília-DF, o livro “Adepol do Brasil – Memórias e Lutas”. Esta é a primeira obra oficial da entidade, que tem mais de meio século de atuação. Durante a noite de autógrafos, a Associação reiterou seu compromisso na defesa da carreira do Delegado de Polícia, da Polícia Judiciária e da Segurança Pública do País.

A cerimônia teve como anfitrião o presidente da ADEPOL do Brasil, Dr. Rodolfo Queiroz Laterza, Delegado de Polícia, bem como os membros da atual Diretoria. Com o apoio da empresa Techbiz, o evento reuniu pouco mais de 200 pessoas, incluindo deputados federais e estaduais, representantes de entidades diplomáticas e da Polícia Civil de diversas partes do Brasil, bem como a alta cúpula da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

Quem compareceu ao encontro teve acesso em primeira mão ao livro, que tem distribuição gratuita e tiragem de 1 mil exemplares numa primeira edição. Em 64 páginas, a obra conta a trajetória de 52 anos de existência da Adepol do Brasil e destaca a atuação da entidade na defesa institucional e legislativa da carreira do delegado de Polícia.

Além da égide classista e corporativa da Associação, a publicação ressalta a incessante busca da entidade por um sistema de Justiça Criminal eficaz e por uma Segurança Pública que atenda com maior eficácia à sociedade brasileira, tão sofrida e aviltada por uma estrutural criminalidade de causalidades múltiplas.

Em seu discurso, Laterza foi enfático sobre a necessária valorização das forças de Segurança por parte da população e da importância da união da classe policial:

“Sociedades com padrões civilizatórios avançados valorizam os policiais. No Brasil, policiais que, diuturnamente, são a guarda da sociedade, muitas vezes, são incompreendidos. Quando morrem, se tornam mera estatística, e não são mais lembrados. Clamo para que, independentemente de convicções ideológicas, possamos nos unir em prol dos policiais do Brasil. Este livro chega para coroar a eternidade e a perenidade de homens que lutaram para que nós, Delegados de Polícia, pudéssemos estar aqui hoje”.

O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar, marcou presença no lançamento de “Adepol do Brasil – Memórias e Lutas”. Na oportunidade, ainda representou oficialmente o ministro da Justiça, Flávio Dino. Em seu pronunciamento, Alencar reforçou os valores da entidade, sobretudo no amparo às prerrogativas dos Delegados e da Polícia Judiciária:

“Este evento, indiscutivelmente prestigiado, demonstra a importância da Associação na estruturação da Polícia Judiciária e, consequentemente, no enfrentamento dos problemas de Segurança no Brasil, tão desigual e violento. Mas é este mesmo País que tem na Polícia Judiciária e na Polícia Civil um dos pilares de atuação política muito comprometida com a população e com o futuro”.

A ADEPOL-PR esteve no evento, representada por seu Presidente Dr. Gutemberg L. N  Ribeiro e do Diretor Financeiro Dr. Daniel Fagundes, que além do lançamento também participaram de diversas reuniões e encontros na Capital Nacional como no SENASP, onde foram recebidos pelo Secretário, Ex-deputado Federal Tadeu Alencar, o Diretor Cel. Fernando Alencar, juntamente com anfitrião Dr. Pedro Felipe C. de Andrade, Delegado de Polícia do Paraná, lotado naquele órgão.

 

 

 

Participe da associação, estamos esperando por você!

Entre em contato