Posts

Delegados do interior do Estado ressaltam descentralização da ADEPOL

24 de julho de 2017

Encontro promovido pela Associação reúne mais de trinta Delegados em Paranavaí

A descentralização da atual gestão da Associação dos Delegados de Polícia (ADEPOL) foi o ponto mais elogiado pelos mais de trinta Delegados que se reuniram em Paranavaí, na última quinta-feira (20). A independência da entidade frente aos governantes e o apoio integral aos Delegados foram outros dois assuntos de destaque.

 

Representatividade

O anfitrião, Luiz Carlos Mânica, Delegado Chefe da 8ª Subdivisão de Polícia de Paranavaí, ressaltou o diálogo e a representatividade da Associação frente aos problemas que a categoria enfrenta.

“Nossa estrutura está cada dia mais sendo enxugada com as pessoas se aposentando e se vier essa reforma [da Previdência] acredito que teremos um problema muito grande com as aposentadorias. O que verificamos nas nossas entidades são as sugestões para otimizar a inteligência na atuação da nossa classe e graças a Deus temos entidades independentes porque se não tivéssemos iríamos recorrer a quem?!”, afirmou Mânica. Ele destacou que é associado da ADEPOL desde o primeiro dia em que foi nomeado Delegado.

 

Dedicação exclusiva e Projetos de Lei

A dedicação exclusiva de Delegados que atuam na ADEPOL foi enfatizada por Pedro Luiz Fontana Ribeiro, Delegado Chefe da 9ª Subdivisão Policial de Maringá.

“Eu vejo a presteza e a rapidez com que os Diretores da ADEPOL têm atendido aos chamados dos Delegados que podem estar enfrentando alguma acusação de forma injusta. O trabalho que o Delegado Noronha tem realizado, apresentando nossas demandas que são representadas pelo Deputado Rubens Recalcatti na Assembleia, também tem ajudado muito a representar a nossa classe”, acrescentou Ribeiro.

 

Descentralização

A democratização da ADEPOL ao ouvir os Delegados que trabalham no interior do Estado foi destacada  por Vagner Malaquias, Delegado operacional da 8ª SDP.

“O que se via antes era uma ADEPOL um pouco distante dos Associados, principalmente daqueles que trabalham no interior do Estado, que não tinham muita participação nas decisões. Tudo ficava muito restrito a um pequeno grupo. Hoje, as demandas são analisadas, inclusive com participação maior dos Delegados que assumiram há pouco tempo porque sem dúvida isso é uma evolução para a classe e um meio de conseguir melhorias”, disse Malaquias.

A valorização daqueles que trabalham distante da capital do Estado também foi comentada pelo Delegado de Nova Londrina, Dimitri Tostes Monteiro.

“Considero excelente a Interiorização das decisões da Associação. Cada Subdivisão tem uma realidade diferente. Com essa aproximação, eles acabam entendendo nossos problemas e com isso pleitear nossas questões frente ao Estado além de outros interesses”, observou Monteiro.

 

Atenção e respeito aos novos Delegados

A postura pró-ativa é um diferencial da atual gestão da ADEPOL, de acordo com o Delegado de Loanda, Alysson Tinoco.

“Temos essa certeza de que a Associação está conseguindo ouvir os nossos pleitos e nos amparar. É uma gestão muito atenciosa com problemas pontuais que acontecem com os Delegados ou com alguma comarca específica. Vemos que eles nos acompanham de perto sempre que precisamos”, afirmou Tinoco.

 

Lutas e Modernização

As lutas externas encampadas pela ADEPOL são reconhecidas pelo Delegado de Nova Esperança, Leandro Farnese Teixeira.

“Reconheço que nossas lutas são muito difíceis. Algumas terão êxito, outras não, mas a ADEPOL enfrenta essas questões. Desejo também que a Associação nos auxilie a superar as dificuldades que temos com a burocracia, que engessa as atividades de toda a Polícia Civil.  Muitas vezes conseguimos vislumbrar uma solução simples, mas a administração diz que “não vai mudar porque sempre foi assim e sempre vai ser”. Eu confio que a ADEPOL possa intervir como um canal junto à Administração para poder mudar isso”, sugere Teixeira.

 

Experiência reconhecida

O Delegado aposentado Renato Marcondes, elogiou o Presidente da ADEPOL, João Ricardo Képes Noronha.

“Conheço o Delegado Noronha e o considero um líder classista como sempre foi, pois fez uma excelente gestão quando já foi presidente da ADEPOL anteriormente e, hoje, pelo que acompanho, não está sendo diferente. Eu o admiro muito e confio na administração dele. Como aposentado, eu gostaria de receber uma revista impressa da ADEPOL para poder acompanhar e me atualizar sobre os fatos”, pediu Marcondes.

 

Agradecimento

Para o Diretor Jurídico da ADEPOL, Pedro Filipe de Andrade, o encontro em Paranavaí foi muito positivo, com grande participação da classe.  “Também notamos uma preocupação da sociedade e da imprensa com as demandas locais da Polícia Civil, mormente em relação à custódia ilegal de presos em Delegacias de Polícia, que tanto ônus tem trazido à população paranaense”, acrescentou Pedro Filipe. 

O encontro em Paranavaí faz parte das reuniões itinerantes que estão percorrendo o interior do estado. O objetivo é debater as demandas e contribuir na solução dos problemas regionais. A próxima reunião será realizada no mês de agosto, em Maringá.

 

 

 

Participe da associação, estamos esperando por você!

Entre em contato